Perguntas frequentes

1 – Caso ainda não tenha recebido meu Cartão de Identificação como faço para utilizar os serviços?

Deverá ligar no Fale Conosco – (16) 3977-6500 e solicitar confirmação de cadastro e posteriormente dirigir-se ao consultório médico com a Senha, RG e o Contrato para maior segurança. Para autorização de exames, internações e encaminhamento dirigir-se à Central de Emissão de Guias – Av. Saudade 356 (Sede).

2 – Como faço se eu perder meu Cartão de Identificação?

Em caso de extravio, furto ou roubo do cartão de identificação será cobrado do usuário uma taxa de R$ 10,00 (dez reais) caso o mesmo não apresente o Boletim de Ocorrência – BO.

  • Pessoa Jurídica deverá comunicar imediatamente a empresa em que o usuário está vinculado para que seja solicitada a segunda via ao Santa Casa Saúde.
  • Pessoa Física deverá solicitar imediatamente pelo telefone ao Fale Conosco – (16) 3977-6500

3 – Como faço para retirar guias?

Você deverá se dirigir à Central de Emissão de Guias. Será solicitado o RG, o Cartão de Identificação de seu plano e o pedido médico.

4 – Como agendar uma consulta?

Escolha o médico dentro da especialidade desejada na Nominata de Credenciados. Ligue para marcar a data e hora do atendimento. Caso não puder comparecer desmarque a consulta com antecedência ( 48h). Leve o Cartão de identificação junto ao RG ou Guia de Encaminhamento autorizada conforme exigir seu plano.

5 – Qual a validade do pedido de exame médico?

O pedido terá a validade de 30 dias a partir da data de solicitação do médico.

6 – Qual a validade da senha?

As senhas têm validade de 30 dias, a contar da data do pedido médico.

7 – Qual a validade do pedido médico?

30 dias.

8 – Como solicitar senha para exames/internação?

Você deverá ir pessoalmente com o Cartão de Identificação e RG à Central de Emissão de Guias – Avenida Saudade, 356.

9 – Como solicitar senha para Consultas?

Deverá entrar em contato conosco pelo Fale Conosco – (16) 3977-6500

10 – Como posso obter informações com relação à rede credenciada e locais onde realizar exames?

Por meio do Fale Conosco que é um serviço destinado a dar apoio ao cliente, informar sobre os recursos disponíveis e receber a sua opinião sobre os serviços por meio de telefone.

11 – Quais são os procedimentos que necessitam de liberação pela Auditoria Médica?

Para todos os casos de internações hospitalares, procedimentos ambulatoriais, exames de alto custo e tratamentos especiais, tais como alguns exemplos mais comuns:

  • Angiografia/arteriografia; Cateterismo; Cintilografia; Densitometria Óssea; Eletromiografia; Exames cardiológicos; Fisioterapia; Litotripsia ; Quimioterapia; Radioterapia; Ressonância Magnética; Tomografia Computadorizada; Ultrassonografia com Doppler, entre outros.

12 – Como alterar o vencimento das parcelas mensais?

Para alterar vencimento da fatura, entrar em contato Fale Conosco – Tel: 3977-6500

13 – Como proceder para quitar as parcelas em caso de atraso?

Entrar em contato com o Fale Conosco ou diretamente no Departamento Financeiro – Avenida Saudade, 356.

14 – Quando não receber o boleto como proceder?

Entrar em contato com o Fale Conosco ou  ir pessoalmente até o Departamento Financeiro, solicitando a segunda via do boleto.

15 – Como alterar dados pessoais (dados cadastrais) e endereço?

A alteração de nome data de nascimento e estado civil só poderá ser solicitada pelo titular ou responsável do plano, através do Fale Conosco (16) 3977-6500 Para as alterações de dados pessoais, somente poderão ser feitas pessoalmente com apresentação de documentos.

16 – Como proceder para a exclusão de usuário?

Não deverá ter pagamentos em aberto. Nesse caso, regularizar a situação e nos contatar posteriormente. Estando tudo regularizado, fazer a solicitação através do Fale Conosco – (16) 3977-6500, ou ir pessoalmente ao departamento de cadastro – Avenida Saudade, 356. Para exclusões antes do término dos primeiros 12 (doze) meses, será cobrado do usuário a multa contratual de 10% dos valores das mensalidades devidas até o término do ano contratual, conforme clausula contratual 25.1.

17 – Como incluir um recém-nascido?

Pessoa Jurídica – A documentação deverá ser entregue na empresa no prazo de até 30 dias, contados da data do nascimento, para que desta forma acompanhe as carências da mãe. Pessoa Física – O responsável deverá comparecer pessoalmente, munido da certidão de nascimento no departamento Cadastro – Avenida Saudade, 356. OBS: As inclusões são feitas diretamente no setor de cadastro independente se for empresas jurídicas ou pessoa Física, pois o representante não recebe por esta inclusão. Os mesmos terão o prazo de 30 dias para inclusão sem carências. Solicitamos para inclusão autorização da empresa ou Sindicato e para pessoa física somente poderá ser feita pelo titular. O responsável deverá apresentar certidão de nascimento, cartão SUS e se o RN for permanecer titular do contrato deverá também apresentar o CPF.

18 – Posso fazer a alteração de categoria do plano?

É necessário estar em dia com suas mensalidades. Caso contrário regularize sua situação para, posteriormente, fazer a solicitação. Para Planos anteriores à Lei 9.656/98 (não regulamentados) será necessário, antes de tudo, realizar a readequação do plano, onde compraremos todas as carências já cumpridas pelo usuário, preservando os direitos já adquiridos. Para Contratos de acordo com a Lei 9656/98 (regulamentados) e para alterações de plano inferior para um superior ou superior para inferior ir pessoalmente ao departamento de cadastro. Nas alterações de categoria inferior para superior o usuário deverá cumprir carências referentes à nova acomodação (120 dias para internação e 210 dias para parto) e rede credenciada. Ligue para o nosso SAC (16) 3977-6500 para receber mais informações. IMPORTANTE: Nas duas situações, os pagamentos devem estar em dia.

19 – Conveniados de 60 anos quando será o reajuste?

Acima de 60 anos, de planos contratados a partir de 01 de janeiro de 2004, é vedado o reajuste por faixa etária, incidindo apenas o reajuste anual autorizado pela ANS. Acima de 60 anos, de planos de saúde contratados até 02 de janeiro de 1999, os reajustes ocorrerão na forma prevista no contrato. Acima de 60 anos, de planos contratados entre 02 de janeiro de 1999 até 31 de dezembro de 2003, ou aqueles que adaptaram seus contratos à Lei nº. 9.656/98, o reajuste obedecerá a Lei.

20 – O que é Declaração de Saúde?

Consiste no preenchimento de um formulário de declaração de saúde, pelo cliente, na hora da contratação do plano. Sugestão: Documento onde o cliente relata problema de saúde existente, cirurgia realizada ou a realizar, e tratamento a realizar. Estes dados são importantes para cobertura parcial temporária onde não terá cobertura durante 02 anos para doenças e lesões pré-existentes.

21 – Plano Individual ou Plano Pessoa Física, quando terá o reajuste?

Reajuste anual nos moldes determinados pela ANS ou quando houver alteração de faixa etária, devendo os percentuais de reajustes estar descritos em contrato. O percentual de reajuste obedecerá ao índice determinado pela ANS.

22 – Qual significado de carência?

Carência é o período estipulado que o cliente não poderá usufruir das coberturas contratuais que são oferecidas pelo Rol de procedimento ANS, a contar da assinatura do contrato. O mesmo terá cobertura total após o cumprimento das carências.

23 – Quais são os períodos de carência?

Urgência e Emergência – 01 dia Consultas – 30 dias Exames simples – 60 dias Exames Complementares – 90 dias Exames Alta Complexidade – 180 dias Internação – 180 dias Obstetrícia – 300 dias Doenças e Lesões Pré Existentes – 720 dias.

24 – O que são doenças e lesões preexistentes?

São patologias que o cliente ou seu responsável saiba ser portador ou sofredor à época de ingresso ao plano.

25 – Quais serviços podem ser utilizados de imediato?

Consultas em pronto-socorros são permitidas a partir de 24 horas da vigência do contrato, e também em casos decorrentes de urgências e emergências somente nas primeiras 12 horas.

26 – Qual telefone devo contatar em caso de remoção?

Medicar – Tel: 3512 4433/ 3512 4477.

27 – Como utilizar Rede Credenciada fora da cidade de Ribeirão Preto?

Nas urgências e emergências o atendimento é nacional, por meio do Sistema Nacional ABRAMGE – Associação Brasileira de Medicina de Grupo – através do telefone 0800 722 7511.



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