A Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto celebra a inauguração de seu Centro de Pesquisa Clínica, consolidando sua posição como referência em gestão, atenção à saúde e ensino, e agora inovando em pesquisa e completando os eixos da reestruturação dos Hospitais de Ensino. O novo espaço desenvolvido é uma estrutura moderna e equipada para conduzir pesquisas clínicas que atendam às necessidades das indústrias farmacêuticas e biotecnológicas e de segurança aos participantes das pesquisas, integrando a infraestrutura robusta do hospital, reconhecido por sua história, tradição e compromisso com a excelência.
Com tecnologia de ponta e uma equipe especializada, o centro oferecerá amplo acesso às diversas especialidades médicas reconhecidas pelo CFM, por meio do corpo clínico da Santa Casa de Ribeirão, composto por profissionais capacitados e habituados com ensino e pesquisa, tendo como cenário de apoio toda infraestrutura da Santa Casa que se desponta como um hospital de alta complexidade. Essas qualidades refletem a versatilidade do centro de pesquisa, que visa participar da investigação de novos protocolos clínicos, trazendo benefícios diretos para a saúde da população, seja por meio de novos tratamentos ou de melhoria da qualidade de vida.

Para o superintendente da Santa Casa, Dr. Marcelo Di Bonifacio, “O Centro de Pesquisa Clínica” representa um marco para a instituição e para a ciência na região. Com essa iniciativa, ampliamos os horizontes da pesquisa clínica, promovendo inovação e oferecendo à comunidade acesso ao que há de mais moderno e eficaz em cuidados à saúde.”
Além de compartilhar sua infraestrutura com o hospital, que conta com mais de 260 leitos, ambulatórios de especialidades, unidades de diagnóstico complementar, centro cirúrgico moderno e equipes multidisciplinares, o novo centro oferece um ambiente ideal e exclusivo para a realização de pesquisas clínicas avançadas. O Dr. Marcelo ressalta que o projeto foi concebido a partir de estudos comparativos com centros modernos e exitosos do país, onde a centralização das pesquisas tem o objetivo de garantir um ambiente que ofereça condições de boas práticas clínicas, segurança, qualidade e sigilo, condições essenciais para o sucesso dos estudos científicos .

Com uma estrutura planejada para atender às demandas de estudos clínicos, o espaço conta com salas de coleta, consultórios médicos, sala de infusão, farmácia exclusiva para armazenamento de medicamentos de pesquisa, além de áreas para monitoria e gestão de estudos. Essa infraestrutura de ponta garante um ambiente seguro e eficiente, onde cada etapa do processo de pesquisa é realizada com precisão e excelência.
Essa sinergia entre tradição e modernidade permite que a Santa Casa mantenha seu legado de excelência, ao mesmo tempo em que investe no futuro da saúde e promove o desenvolvimento científico com impacto direto para a comunidade.
A instituição, primeiro hospital de Ribeirão Preto, é acreditada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e possui o selo IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança), concedido pelo Ministério da Saúde, evidenciando seu compromisso com a qualidade, o acolhimento humanizado e a segurança no atendimento. Além disso, reafirma sua missão como hospital de ensino, participando da formação de centenas de médicos e de dezenas de especialistas por ano, desempenhando um papel estratégico na qualificação de profissionais da saúde.

A inauguração do Centro de Pesquisa Clínica simboliza não apenas o fortalecimento do papel científico da Santa Casa, mas também seu impacto social, ao participar de estudos que geram tratamentos inovadores. Em parceria com a indústria farmacêutica e biotecnológica, os avanços desenvolvidos no centro têm o potencial de transformar a saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com esta iniciativa, a Santa Casa de Ribeirão Preto consolida-se como referência em ciência e cuidado humanizado, reafirmando seu legado e compromisso com o futuro da saúde brasileira.