Santa Casa Saúde Ribeirão Preto

Santa Casa de Ribeirão Preto reduz em 60% indicadores de superlotação após implantação de projeto do Ministério da Saúde

A Santa Casa de Ribeirão Preto foi contemplada com o projeto Lean nas Emergências em junho de 2023 e conseguiu reduzir indicadores de superlotação, aumentar o giro de leitos no hospital e diminuir o tempo de espera do paciente para atendimento médico.

O Projeto Lean nas Emergências é uma iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) que busca reduzir a superlotação e aumentar o giro de leitos nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos no Brasil.

O indicador NEDOCS, que mede a superlotação nas unidades de emergência, caiu de 307 em junho para 159 em outubro, representando uma redução significativa de 59%.

Além disso, o tempo de espera de atendimento para pacientes que não necessitam de internação diminuiu de 13 para 6 horas. Já para os pacientes que precisam de internação, o tempo de espera até o leito caiu de três dias para 22 horas.

O Projeto Lean nas Emergências na Santa Casa de Ribeirão Preto tem sido fundamental para melhorar a qualidade e a eficiência do atendimento, proporcionando uma resposta mais ágil e eficaz às necessidades dos pacientes. O plano incluiu na rotina do hospital ferramentas de comunicação, gestão de tempo, organização e otimização.

O Diretor Clínico Doutor Eduardo Cosac disse que o “Lean nas Emergências” é fundamental para que o hospital trabalhe de forma equilibrada e ressaltou a gestão e o profissionalismo de todos os envolvidos no processo. “É muito importante que cada pessoa esteja no local certo. O Lean é um crescimento profissional coletivo para a Santa Casa. O projeto está transformando a Instituição em uma empresa de alta gestão”, disse.

Já o fluxista Vitor Hugo Guimarães falou sobre a importância do trabalho em equipe na rotina hospitalar e ressaltou seu propósito de vida. “Não basta fazer um bom trabalho, é preciso ter o apoio de todos. O Lean é um projeto desafiador que zela pela qualidade do atendimento ao paciente. Quero construir uma nova história na Santa Casa”, declarou.

O resultado do projeto é um ambiente hospitalar mais eficiente e acessível, com impactos significativos no bem-estar da comunidade e na qualidade dos serviços prestados.

O Projeto Lean nas Emergências é uma iniciativa inovadora do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), destinada a aprimorar a gestão e a qualidade do atendimento nas unidades de emergência hospitalar, garantindo uma assistência de saúde mais eficiente e acessível à população.